sexta-feira, 5 de junho de 2009

Exercício Físico X Doenças Cardiovasculares em Diabéticos




Vários estudos afirmam que a atividade física reduz o risco de enfartes e tromboses em diabéticos.O exercício ajuda a prevenir doenças cardiovasculares em pessoas com diabetes tipo 2, frequentemente chamada de diabetes do adulto.
O risco de doenças cardíacas é 2 a 4 vezes superior em pessoas diabéticas do que na população em geral, e em mulheres o risco é de 3 a 5 vezes maior.
Investigadores da Universidade de Harvard fizeram um estudo sobre essa relação do exercício com determinadas doenças.Existem vários fatores a ter em conta no exercício físico do diabético porque diminui a taxa de açúcar no sangue, podendo induzir hipoglicemia, havendo a necessidade de ajustar a quantidade de insulina a ser administrada ao doente. O exercício em si pode ser problemático para o paciente já que a diabetes é responsável por danos nos nervos das pernas e dos pés.
Este estudo revela que uma atividade física moderada, como andar depressa, beneficia muito os diabéticos. Se os Diabéticos tiverem os devidos cuidados os benefícios do exercício são muito mais importantes que possíveis perigos associados à atividade física no passado.
E claro, é sempre importante consultar um médico para iniciar qualquer prática de exercício para conseguir obter um resultado satisfatório.

BIBLIOGRAFIA:
http://portal.alert-online.com/?key=680B3D50093A6A002E42140A321A2A5C0B683E0A7607517D65597F
http://www.corposaudavel.com.br/exercicios-adequados/doencas-cardiovasculares

Postado por Ana Luísa Barreto