terça-feira, 2 de junho de 2009

Exercício Físico na Terceira Idade


O exercício físico é muito importante, independentemente da sua idade.Uma faixa etária em especial precisa muito da atividade física para cuidar da saúde.
Realizar exercícios é a melhor forma de se estimular o aumento das massas óssea e muscular, aumento de força e resistência, perda de gordura, aumento da mobilidade e proteção articular, e tudo isto é mais eficientes nos idosos.A intervenção pelos exercícios se constitui em uma medida eficaz para minimizar os efeitos das alterações fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento.
O exercício físico na terceira idade pode trazer benefícios tanto físicos, como sociais e psicológicos contribuindo para um estilo de vida mais saudável dos indivíduos que o praticam.Um tipo de exercício físico recomendado é a musculação que além de tudo previne e combate certas doenças como artrose, osteoporose, diabetes, hipertensão, doenças coronarianas, obesidade, ansiedade e depressão.
Estudos mostraram que homens e mulheres com 87 anos experimentaram um aumento de força de 90% ao fim de 10 semanas de treino de resistência. Para as mulheres, existe uma vantagem a mais: a musculação aumenta a densidade óssea naquelas que estão na menopausa, ajudando a prevenir fraturas dos ossos.(Fonte on line: www.maisde50com.br, Agosto 2001)

A caminhada também é muito importante, principalmente aos idosos que não podem fazer atividade mais "pesada". De acordo com o fisiologista Turíbio Leite de Barros, da Unifesp, andar é aconselhável para estimular a fixação de cálcio nos ossos, prevenindo a osteoporose. (Revista Saúde, Julho 2001).
A prescrição de exercícios para o idoso é desafiante porque há muitas questões envolvidas, entre elas as clínicas e as psicológicas. Dessa forma se faz necessária uma avaliação geriátrica abrangente que contemple todos os aspectos inseridos no envelhecimento. A escolha do exercício físico para pessoas idosas também é complexa pois muitas atividades que poderiam ser prazeirosas para a pessoa são inviáveis devido à perda de aptidão decorrente da idade avançada e do sedentarismo.
Conclui-se então que os idosos podem e devem fazer algum tipo de exercício físico, principalmente porque a probabilidade de surgirem muitas doenças cai significativamente.Vale ressaltar que antes de começar uma atividade deve se consultar um médico.


BIBLIOGRAFIA:
http://www.nutrimais.com/nutri/esporte/exerc_idoso.asp
http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/variedades/exerc_terceira_idade_heloisa.htm

Postado por Ana Luísa Barreto









Alimentação pós-atividade física


Exercício físico é essencial na perda de medidas indesejáveis, mas somente ele não é suficiente, uma alimentação adequada faz, sem sombra de dúvidas, a diferença. 

Cada tipo de exercício queima um certo tipo de substrato a fim de produzir energia para o corpo, as fontes primárias de energia são os carboidratos e as gorduras e as proteínas são utilizadas em último

 caso, quando o indivíduo entra em estado de inanição. No exercício moderado o corpo tende a queimar mais gorduras que carboidratos e no exercício mais intenso esse cenário se inverte, outro fator influenciador é o tipo do exercício, quanto a sua abrangência no corpo, se apenas parte dele ou ele todo, é exatamente esse último fator que muda o tipo de substrato utilizado na produção de energia.

Outro fator importantíssimo é a alimentação pós-atividade física, estudos comprovam que o tipo de alimento ingerido após o treino influi no metabolismo Os resultados novamente confirmaram que a insulina de nosso corpo tem capacidade de “limpar” as calorias de forma mais eficaz quando a refeição contém pouco ou nenhum carboidrato.”. 

Essa mesma pesquisa mostra que para indivíduos que praticam exercício físico freqüente, porém para fins estéticos ou de qualidade de vida a ingestão de carboidratos após o exercício físico somente atrapalha o “after burning” de calorias e os benefícios do exercício são praticamente anulados. Por outro lado, para atletas de alta performance é recomendado que se faça tal dieta após o exercício, porque as calorias perdidas são muitas podendo trazer ao atleta prejuízo metabólico. 

 

Bibliografia

JørnW. Helge, Bente Stallknecht, Erik A. Richter, Henrik Galbo and Bente Kiens, Copenhagen Muscle Research Centre, Department of Biomedical Sciences, Panum Institute and Department of Human Physiology,Institute of Exercise and Sport Sciences, University of Copenhagen, Denmark (2007)

Carta Capital - 11 de Fevereiro de 2009


Postado por Taís Senna