terça-feira, 2 de junho de 2009

Exercício Físico na Terceira Idade


O exercício físico é muito importante, independentemente da sua idade.Uma faixa etária em especial precisa muito da atividade física para cuidar da saúde.
Realizar exercícios é a melhor forma de se estimular o aumento das massas óssea e muscular, aumento de força e resistência, perda de gordura, aumento da mobilidade e proteção articular, e tudo isto é mais eficientes nos idosos.A intervenção pelos exercícios se constitui em uma medida eficaz para minimizar os efeitos das alterações fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento.
O exercício físico na terceira idade pode trazer benefícios tanto físicos, como sociais e psicológicos contribuindo para um estilo de vida mais saudável dos indivíduos que o praticam.Um tipo de exercício físico recomendado é a musculação que além de tudo previne e combate certas doenças como artrose, osteoporose, diabetes, hipertensão, doenças coronarianas, obesidade, ansiedade e depressão.
Estudos mostraram que homens e mulheres com 87 anos experimentaram um aumento de força de 90% ao fim de 10 semanas de treino de resistência. Para as mulheres, existe uma vantagem a mais: a musculação aumenta a densidade óssea naquelas que estão na menopausa, ajudando a prevenir fraturas dos ossos.(Fonte on line: www.maisde50com.br, Agosto 2001)

A caminhada também é muito importante, principalmente aos idosos que não podem fazer atividade mais "pesada". De acordo com o fisiologista Turíbio Leite de Barros, da Unifesp, andar é aconselhável para estimular a fixação de cálcio nos ossos, prevenindo a osteoporose. (Revista Saúde, Julho 2001).
A prescrição de exercícios para o idoso é desafiante porque há muitas questões envolvidas, entre elas as clínicas e as psicológicas. Dessa forma se faz necessária uma avaliação geriátrica abrangente que contemple todos os aspectos inseridos no envelhecimento. A escolha do exercício físico para pessoas idosas também é complexa pois muitas atividades que poderiam ser prazeirosas para a pessoa são inviáveis devido à perda de aptidão decorrente da idade avançada e do sedentarismo.
Conclui-se então que os idosos podem e devem fazer algum tipo de exercício físico, principalmente porque a probabilidade de surgirem muitas doenças cai significativamente.Vale ressaltar que antes de começar uma atividade deve se consultar um médico.


BIBLIOGRAFIA:
http://www.nutrimais.com/nutri/esporte/exerc_idoso.asp
http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/variedades/exerc_terceira_idade_heloisa.htm

Postado por Ana Luísa Barreto









Nenhum comentário:

Postar um comentário