segunda-feira, 22 de junho de 2009

Suplementos mais conhecidos


O aumento ou definição da massa muscular só é atingido quando há sinergia entre o treinamento, o descanso, a alimentação e uma suplementação nutricional adequada.
L-Glutamina: depois de um treino intenso, os níveis de Glutamina no organismo se reduzem a quase metade dos níveis normais. A suplementação de glutamina minimiza o desgaste muscular e melhora o metabolismo das proteínas, potencializando o seu ganho de massa magra.

Creatina: É a principal molécula de ressíntese de ATP nos primeiros 10 segundo de atividades máximas, o que significa que quando sua concentração é aumentada pela suplementação, a ressíntese de ATP é mais eficiente e a recuperação mais rápida. É proibida no Brasil e na França.

Óxido Nítrico(NO2): É famoso pelo seu efeito hemodilatador, ou seja, expanção do tamanho das veias sanguíneas, o que propicia maior fornecimento de sangue e nutrientes para os músculos. Devido ao maior bombeamento de sangue, os músculos ficam inchados.

Vitamínicos:

Vitamina E: é um poderoso antioxidante, um conjunto de substâncias formadas por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais e, ainda, enzimas , que bloqueiam o efeito danoso dos radicais livres.

Multivitamínicos: A necessidade de vitaminas e minerais de um esportista é bem maior que a de um indivíduo sedentário. Contêm muitas vitaminas do complexo B e vitamina C, necessárias para que as concentrações sanguíneas de vitaminas e minerais permaneçam por mais tempo.

Termogênicos:

L-carnitina: atua como um transportador dos ácidos graxos até a mitocôndria, dentro da célula, onde seria metabolizado como energia. A suplementação com este produto só é interessante para aqueles indivíduos que apresentem uma baixa ingestão de L-carnitina, como vegetarianos estritos, por exemplo.

Cafeína: estimula a “quebra” da molécula lipídica para ser oxidada e aumenta a performance no exercício.

Chá verde: as catequinas, compostos encontrados no chá verde, auxiliam discretamente no aumento da termogênese.

Guaraná: Excelente fonte de energia, estimula a adrenalina e o fluxo sanguíneo, por conter cafeína ajuda a metabolizar a gordura gerando energia, e também estimula o sistema nervoso central. O uso excessivo pode ser prejudicial.

De carboidratos:

Maltodextrina: É uma rica fonte de carboidratos de absorção rápida e de imediata geração de energia.

Protéicos:

Wheyprotein: É a melhor proteína no mercado devido a maior absorção pelo organismo. É um dos mais rápidos e eficientes fornecedores de aminoácidos para o músculo, o que ajuda na recuperação muscular.

BCAA: Oo uso de suplementos de BCAA antes e durante os treinos melhora consideravelmente as respostas fisiológicas e psicológicas aos exercícios. Também são muito importantes para aumentar a síntese protéica.

Albumina: é uma proteína de alto valor biológico presente na clara do ovo e também é encontrada no leite. É uma proteína de absorção lenta indicada para ser consumida antes de dormir.


Bibliografia:

http://www.hipertrofia.org/blog/2008/03/12/qual-o-melhor-suplemento-para-ganhar-massa-muscular/

http://www.corpoidealsuplementos.com.br/Hotsite.asp?id=10

http://www.corpoperfeito.com.br/Artigo/VisualizacaoArtigo.aspx?IdArtigo=83

http://www.planetbuscas.net/blog/

Postado por: Tarcila de Andrade