sábado, 30 de maio de 2009

Exercício aeróbio ou anaeróbio, eis a questão?!

Exercício aeróbio e anaeróbio, eis a questão!
Cada um desses dois tipos de exercício possuem influências sobre o corpo que os realiza e vamos, hoje, introduzir essa discussão.

O que é? 



Exercício aeróbio é todo exercício que utiliza oxigênio para fazer o metabolismo de moléculas a fim de produzir energia para o esforço realizado, geralmente, são exercícios de longa duração e estimulam o sistema cardio-respiratório. Exemplos de exercícios aeróbios são: caminhar, correr, dançar, nadar, etc.



Exercício anaeróbio é o exercício no qual não há o consumo de
oxigênio, levando o corpo a produzir energia por outras vias, nas quais o oxigênio não é necessário, nesse tipo de atividade os exercícios são de muita intensidade e de curta duração. Um exemplo de exercício anaeróbio é o exercício resistido, com pesos de cargas altas e de  séries curtas.

No exercício anaeróbio as células musculares usam a creatina fosfatada para formar ATP, porém esse estoque é curto durando de 10 a 15 segundos, e depois começa o processo de glicólise anaeróbia, criando ácido láctico, acredita-se que esse ácido prejudique o funcionamento muscular. Já no exercício aeróbio a via é outra, é a via do ciclo do ácido cítrico, contudo, não é essa a única via possível, no início do exercício aeróbio a via anaeróbia também é utilizada, porém seus resíduos são produzidos em uma velocidade na qual a célula consegue se livrar deles.

Tanto o exercício aeróbio quanto o anaeróbio promovem o aumento do metabolismo podendo queimar calorias por horas depois do exercício feito. Porém, só o exercício aeróbio tem a capacidade de queimar gorduras, mas as quantidades queimadas durante o exercício são muito baixas e se o indivíduo não tem uma dieta adequada nada o fará perder seus depósitos energéticos, o processo de "after burning" -queima de calorias depois de uma sessão de exercícios- é muito mais significativa no exercício anaeróbio.


Ambos exercícios são realizados no dia-a-dia, desde levantar uma 
caixa de leite pesada (anaeróbio) até caminhar até o supermercado (aeróbio)! Numa série, bem feita, de exercícios em uma academia sempre haverá um misto desses dois tipos, para trabalhar tanto a resistência quanto para estimular o ganho de massa muscular, evitar a perda de massa óssea, entre outros.



Portanto, ambos os exercícios são úteis e necessários para um corpo saudável, seus benefícios variam de ganho de massa muscular até benefícios cardio-respiratórios, passando por ganho de tônus muscular, ganho de massa óssea, diminuição da pressão arterial, aumento da resistência, liberação de endorfinas, etc. Seus benefícios são multiplicados quando associados a uma alimentação balanceada que atenda o objetivo do indivíduo, se emagracer, se ganhar massa muscular, se aumentar a capacidade respiratória ou outras.



Os sites pesquisados foram:


Postado por Taís Senna

2 comentários:

  1. "Porém, só o exercício aeróbio tem a capacidade de queimar gorduras"

    Olha a besteira que a Srta. me fala....

    ResponderExcluir