domingo, 31 de maio de 2009

Overtraining: excesso de exercício físico

Todos nós sabemos que o exagero, nas maioria dos caso, acaba proporcionando resultados diferentes dos inicialmente desejados.
Por que então seria diferente quando falamos de exercício físico?
O excesso de exercíco desestabiliza o corpo e provoca inúmeros sintomas perceptíveis, quando está em um estágio extremamente prejudicial.
Esse exagero ocasiona uma síndrome chamada overtraining, inicialmente diagnosticada somente em atletas e hoje encontrada em pessoas de diferentes idades, sexo e atividade profissional.O overtraining pode ser definido como sendo a condição na qual as pessoas apresentam baixo nível de desempenho, apesar do treinamento continuado ou até mesmo aumentado (Maughan, Gleeson e Greenhaff, 2000).
O estado de overtraining conduz a uma resposta de estresse, intensificada pelo tempo insuficiente de recuperação entre os períodos de atividade. Como conseqüências do overtraining, vários tipos de lesões músculoesqueléticas podem surgir, dentre as quais destacam-se os chamados microtraumas, que podem ser definidos como sendo traumas que não causam dor, edema ou impotência funcional, mas que, pela repetição excessiva de exercícios, produzem lesões no tecido muscular, surgindo, assim, as lesões causadas por overtraining.
O mecanismo do excesso de treinamento é um círculo vicioso. O primeiro
sintoma é a falta de rendimento no exercício, causada por um excesso de
treinamento, que, por sua vez, leva ao aumento da prática de atividades
físicas.Segundo Fernando Torres, médico do esporte da Unifesp e da
Fórmula Academia, ao perceber que não está obtendo o resultado desejado, a pessoa acredita que é porque está malhando pouco e aumenta a dose, quando deveria descansar.
Intensificando o treinamento, a pessoa começa a sentir os outros sintomas do overtraining. Eles vão de aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos a insônia, irritabilidade e queda do sistema imunológico.
O overtraining é dividido em dois tipos: overtraining tipo parassimpaticotônico e overtraining tipo simpaticotônico.A síndrome de origem parassimpaticotônica é caracterizada pela predominância de processos de inibição, fraqueza física e falta de atividade motora. O atleta pode dizer que não se sente cansado, mas não se encontra em condições de mobilizar energia necessária para participar de um evento esportivo. O atleta em repouso pode não apresentar sintoma algum, mas os mesmos podem sobrevir furtiva e inesperadamente.Ocorrem também manifestações de ordem depressiva e neurohormonais, apatia e baixa freqüência cardíaca de repouso. Esse tipo afeta atletas altamente treinados em esportes aeróbios como triatlon, natação de longa distância, maratona e ciclismo de estrada e é mais comum em indivíduos mais velhos, com maior tempo de vida desportiva.
O tipo simpaticotônio é fácil de diagnosticar, pois o atleta sente-se doente e existe um grande número de sinais e sintomas indicadores como: anorexia, perda de peso corporal, sudorese, dores de cabeça, falta de energia, aumento de freqüência cardíaca basal e da pressão arterial, irritabilidade, insônia, inapetência, dificuldade de concentração, arritmias, aumento da resposta aguda das catecolaminas, adrenalina e noradrenalina, etc...Trata-se de uma resposta prolongada ao estresse, precedendo a exaustão, que acomete atletas mais jovens de esportes anaeróbios que envolvem velocidade, força e potência. Quantidades excessivas de treinamento, ansiedade e acúmulo de competições com intervalos insuficientes de recuperação são geralmente mencionados como fatores causadores de overtraining simpaticotônico. A ansiedade de ter que produzir esforços máximos no treinamento todo dia e competir em um grande número de eventos pode ser emocionalmente estressante, particularmente se o atleta é muito ansioso.
Muitos dias de treinamento intencionalmente pesado são seguidos por alguns dias de treinamento mais leve e descanso para que se consiga atingir a supercompensação e o ápice do desempenho.Portanto, para se conseguir o resultado desejado devemos nos manter bem longe da atividade fisíca exagerada.
Mantendo uma alimentação equilibrada, variando o tipo de exercício, respeitando o tempo de recuperação do corpo e sem esquecer de manter a frequência ideal de batimentos cardíacos, conseguiremos cuidar do nosso corpo e prevenir a síndrome do overtraining.

BIBLIOGRAFIA:
http://www.allanedfisicaartigos.hpg.ig.com.br/carreira/43/index_int_4.html
http://listas.cev.org.br/pipermail/cevleis/2004-July/006769.html
http://portaldocoracao.uol.com.br/exercicios-fisicos.php?id=2407#

Postado por Ana Luísa Barreto

4 comentários:

  1. Muito Boa Matéria! Entendi porque tive dor de cabeça, falta de concentração, ansiedade e um possível Aumento da Pressão Arterial (não verifiquei). Vou recomeçar devagar, já que fiquei 3 meses parado por uma lesão no joelho!!!

    ResponderExcluir
  2. Cometi esse erro hoje. Estou muito cansado e com dores gerais. Principalmente, meu nervo ciático que está doendo demais. Coloquei gelo pra amenizar. Realmente, os sintomas são bem parecidos com uma forte gripe. Acho que vou tomar algum medicamento pra aliviar essas dores. Terrível!

    ResponderExcluir
  3. Eu estou as 2:00 da madrugada acordado com insônia, tenho andado nervoso e assustado a toa. Preciso descansar. Exagerei!

    ResponderExcluir