quinta-feira, 18 de junho de 2009

Classificação dos hormônios e respostas hormonais.

Classificação

1) Hormônios derivados de aminoácidos (adrenalina e nora) e peptídeos (hormônios antidiuréticos, insulina):

O mecanismo de resposta celular a esses hormônios se dá da seguinte maneira: células – alvo à receptores específicos (localizados nas membranas plasmáticas) à alterações na função celular à mensageiros 2ª (moléculas produzidas na célula em resposta à ligação do hormônio e que estimulam a resposta celular. Ex: cAMP, íons Ca²+ e derivados de fosfolipídios). Alguns hormônios posseum tipos múltiplos de receptores que diferenciam as respostas celulares. Por exemplo, os receptores alfa e beta do neurotransmissor noradrenalina:

- muita noradrenalina: os receptores alfa provocam contração e vasoconstrição de alguns músculos lisos.

- muita noradrenalina: os receptores beta provocam vasodilatação.

As diferentes formas de modificação do metabolismo celular : interferência na atividade enzimática, no controle da expressão gênica ou no transporte através das membranas. Todo esse processo ocorre em menos de 1 minuto.

2) Hormônios esteróides:

São insolúveis em água e por isso, são transportados no sangue ligados a proteínas plasmáticas. O mecanismo de resposta celular difere um pouco dos hormônios derivados de aminoácidos e peptídeos : atravessam a membrana celular à ligam-se a um receptor esteróide citoplasmático esecífico dentro da célula à síntese de proteínas específicas. A resposta nuclear pode demorar mais de 45 minutos.

A figura acima é referente aos hormônios que atuam durante o exercício físico e suas principais respostas hormonais provocadas no organismo.

Respostas hormonais ao exercício:

- Necessidade de energia é aumenta e esta deve ser suprida.

- Fluxo sangüíneo e ventilação aumentam: a fim de circular mais oxigênio para os músculos e remover os metabólitos.

- Aumento do consumo de glicose pelas células musculares.

- Maior absorção nos ductos dos rins (preservar a água corporal da melhor forma possível para suportar a dissipação de calor e manter a função cardiovascular) ou maior capacidade de contração do miocárdio.

- Essas respostas diferem de acordo com o tipo de exercício e o sexo do indivíduo.

Bibliografia:
- ROBERGS, Robert – Fisiologia do exercício.
- MARZZOCO, Anita - Bioquímica Básica.

Postado por Rafaella Santin.



Nenhum comentário:

Postar um comentário